Home :: Coaching Jurídico :: A Escolha Da Carreira Jurídica

A Escolha Da Carreira Jurídica

Com a experiência adquirida durante o exercício do magistério no curso de Direito, percebi que a maioria dos alunos tinha diversas dificuldades, dentre elas, conseguir determinar qual a carreira que eles deveriam seguir após a conclusão do curso.

Muitos não sabiam se iriam exercer a advocacia ou prestar concurso público.

Ocorre que, uma vez bacharel em Direito, algumas outras portas podem ser abertas para esse profissional, como a Consultoria Jurídica e o Magistério no Ensino Superior.

No decorrer do curso, poucas são as informações que os alunos recebem sobre as espécies de advocacia, como a advocacia privada (pessoas físicas ou jurídicas) ou administrativa (Poder Público).

Sem contar as várias ramificações existentes dentro do mundo jurídico (Direito Civil, Penal, Tributário, Trabalhista, Ambiental, etc).

Da mesma forma, quais são as carreiras disponíveis para concursos públicos na área jurídica, como a Magistratura, o Ministério Público, a Defensoria Pública, Delegado de Polícia, a Procuradoria, dentre outras.

Não é só, são insuficientes os esclarecimentos sobre as funções que exercem cada um desses profissionais.

Os estudantes também são carentes de informações como: O que é Consultoria Jurídica? O que é preciso para atuar nessa área? O que é preciso fazer para se tornar professor de Direito? O que o magistério no curso de Direito exige do professor?

Deu para perceber que oportunidades (e as dúvidas) são muitas, e as Instituições de Ensino Superior, que estão focadas em transmitir conhecimento jurídico, não estão habituadas (ou até mesmo preparadas) a prestar esse tipo de esclarecimento aos seus alunos e isso é um grande erro, pois grande parte deles termina o curso de Direito sem saber qual rumo irão seguir em suas vidas profissionais.

Existem casos de estudantes que chegam ao ponto de abandonar o curso por causa dessa ausência de informação, pois não conseguem visualizar um rumo a seguir dentro da carreira jurídica.

Clique aqui e leia no Blog >> 10 Características do Perfil do Executivo Século XXI (21)

Caso você se encontre em alguma dessas situações, a boa notícia é que o profissional do Coaching Jurídico pode te ajudar a esclarecer suas dúvidas sobre as carreiras jurídicas.

E o mais importante, com o uso das ferramentas adequadas e poderosas, pode contribuir para que você venha a descobrir, na sua essência, qual é a profissão mais adequada para seu perfil.

 

Rogério Velho

Coaching para Advogados
Fale com ele Agora: Clique Aqui

Gostou das dicas?

Envie para um amigo ou conhecido que esteja precisando também e compartilhe nas redes sociais!

Sobre RBC Coaching

Veja também

Como Fica a Minha Aposentadoria?

Com as novas propostas do Governo para o setor previdenciário, ficaram muitas dúvidas a respeito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super