Home :: Coaching de Carreira :: Potencial humano: Felicidade na carreira e no trabalho!

Potencial humano: Felicidade na carreira e no trabalho!

As mudanças econômicas, sociais e culturais pelas quais vivenciamos, têm gerado várias alternativas “não tradicionais” nas relações de trabalho, uma vez que a previsão é que nas próximas duas décadas os empregos formais (assalariados) comporão apenas 25% da força de trabalho ativa.

Por outro lado, como consequência da tecnologia e melhoria no estilo de vida, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2008), o Brasil vive uma realidade onde até 2050, o contingente de pessoas entre 70 e 80 anos será aproximadamente 40% maior do que a população entre 0 e 24 anos.

Tais dados nos remetem a refletir sobre a nossa carreira e como gerenciá-la, considerando que a segurança e a estabilidade nas relações de trabalho mostram-se cada vez mais tênues e há um incentivo ao modelo do bridge employement, ou seja, do tipo flexível de trabalho, adotado pela pessoa após sua aposentadoria.

Tal cenário, vem exigindo dos profissionais competências como flexibilidade, adaptabilidade, atualização constante e criatividade.

Em contraponto, diante dessa instabilidade no mercado de trabalho as pessoas, de modo geral, vem apresentando comportamentos de insegurança, acreditando que seja melhor permanecer em seu atual emprego e/ou carreira, mesmo que isso represente insatisfação e a não possibilidade de alcançar seus sonhos e metas profissionais.

Em outras palavras, tendemos a nos proteger, pois ao avaliarmos a relação entre permanecer no atual emprego ou trabalho e sair em busca de novas possibilidades, percebemos que a perda maior está em deixar o atual emprego/carreira.

Tal comportamento, de acordo com os estudiosos da área (RODRIGUES; BASTOS, 2012), pode estar associado ao entrincheiramento.

Este termo tem sua origem nas guerras mundiais, onde os soldados ficavam entrincheirados durante o combate, para aumentar a proteção e reduzir os danos de um possível ataque.

Neste sentido, trincheira significava escavação para proteger combatentes, representada por obstáculos de madeira e muros.

Quando o indivíduo está insatisfeito com sua carreira, mas tende a continuar na sua profissão devido aos investimentos feitos (dinheiro, esforço, tempo dedicado); aos custos emocionais ligados à mudança (Interrupção de relacionamentos interpessoais, redução de contatos, perda de reconhecimento social ou status alcançado) e à limitação de alternativas (percepção de poucas oportunidades fora de seu campo de atuação, idade do profissional e especificidade dos conhecimentos adquiridos), pode-se dizer que está entrincheirado na carreira, pois percebe mais perdas do que ganhos, caso resolva investir em outra carreira.

As trincheiras nos impossibilitam de sonhar, de arriscar e de investir em novas possibilidades que poderão nos trazer maior satisfação e felicidade na carreira.

As trincheiras envolvem mais obstáculos internos do que externos, pois se a percepção que temos de nós mesmos, de nosso autoconceito, é desfavorável, a probabilidade de encontrarmos obstáculos externos é maior.

Desta forma, precisamos nos libertar das trincheiras, conhecendo e acreditando no nosso potencial como pessoas e profissionais, descobrindo o que nos gera prazer no trabalho, identificando nossos gaps (oportunidades de melhorias) e estabelecendo metas profissionais, com vistas a alcança-las.

Faço-lhe o convite para identificar suas trincheiras e avaliar o quanto estão interferindo nos seus sonhos e na sua capacidade de se sentir feliz com o seu trabalho e carreira!

 

O potencial humano, embora nem sempre aparente, está aí à espera de ser descoberto e convidado em seguir em frente” (William W. Purkey)

Gostou do meu artigo?

Clique aqui e fale diretamente comigo >> http://www.rbccoaching.com.br/coach-rosana-marques-da-silva/

 

Gostou das dicas?

Envie para um amigo ou conhecido que esteja precisando também e compartilhe nas redes sociais!

Sobre RBC Coaching

Veja também

Profissional de Coaching: 10 Erros Fatais ao Tentar Buscar Clientes

O profissional de Coaching é muito buscado atualmente para transformação da vida de muitas pessoas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super