Home :: Para Coaches :: O que Fazer Quando o Coachee tem Vários Objetivos

O que Fazer Quando o Coachee tem Vários Objetivos

coacheeO processo de aumento de performance se dá pelo profissional que exerce a metodologia, o coach, e pelo cliente que recebe essas informações, o coachee.

Atualmente, o coaching vem sendo muito procurado por pessoas que buscam aumentar seus desempenhos e resultados positivos tanto na área pessoal quando na profissional.

O coach é responsável por delimitar o escopo da sessão de acordo com os objetivos do cliente, que se dá através de conversas e exercícios específicos voltados para o foco proposto inicialmente, aumentando assim a produtividade pessoal.

Seria maravilhoso se a pessoa que procura pelo processo de coaching já tivesse os seus objetivos definidos, pois assim as chances de alcançar as metas dele são muito maiores.

Durante as próprias sessões as competências, pontos fortes e frágeis poderão ser mais bem observados.

Se você quer conhecer mais sobre como funciona o coaching e o que fazer quando o coachee tem vários objetivos, continue lendo o nosso artigo, pois iremos lhe apresentar todas essas informações.

Delimitando os Objetivos do Coacheecoachee

Muitas pessoas procuram o coaching para resolver diversas questões e definir vários objetivos.

Entretanto, o passo inicial para que esse processo possa ser eficiente é que o coachee tenha foco, de modo que o coach se comprometa inteiramente com os objetivos principais dele e suas e metas.

Um dos métodos comumente usado é o efeito dominó, que funciona de acordo com a melhora de performance e desenvolvimento de novas competências por parte do cliente, já que assim,  os resultados positivos nas áreas de saúde, relacionamentos, socialização, família e financeira vão se tornando melhores.

O desenvolvimento do processo de coaching se dá a partir de encontros regulares, em que são definidas tarefas com objetivos específicos, sempre focando na meta do coachee, também através de perguntas direcionadas nas reuniões que o coach irá direcionar a melhor ação de sucesso.

Da mesma forma que existem pessoas que tem certeza dos seus objetivos e pretendem alcançar diversas metas, existem aquelas que apenas sabem o que não desejam para seu futuro.

Porém, só essa informação não é suficiente, por isso, confira abaixo algumas dicas de como organizar e formular melhor os objetivos do coachee:

  • Toda formulação de meta deve ser expressa de forma positiva, sem que o lado negativo tenha influência nas suas decisões;
  • O coachee deve estar bem ciente em especificar qual seu principal objetivo e o que deseja alcançar;
  • Toda ação gera uma reação, por isso é importante estar ciente das consequências dos seus atos visando os seus resultados futuros.

O que você planeja hoje terá reflexo na sua vida e em todas as pessoas que estão ao seu entorno;

  • Os resultados dependem inteiramente de seu empenho, pois será você o responsável por determinar como, quando e onde avaliar as ações e resultados para alcançar seus objetivos.
  • É importante você mensurar os efeitos das suas ações, de forma que os feedbacks sejam determinantes para redirecionar o seu plano de metas.
  • Faça uma lista com todos os recursos que são necessários para que você possa alcançar o sucesso.
  • Tenha sempre um plano de ação para poder ter um norte e conseguir o que tanto deseja.

Outro ponto importante é que as pessoas não confundam o processo de coaching com uma terapia ou aconselhamento, pois todos apresentam funções distintas no que diz repeito ao alcance dos seus objetivos.

Por exemplo:

A terapia tem como foco os registros passados do cliente e os consultores e conselheiros já dão orientações direitas do que deve ou não ser feito. Em contrapartida, o coach dá o suporte e apoio ao cliente para que ele possa encontrar suas próprias soluções, com base no seu presente e futuro.

O coachee que pretende alcançar diversos objetivos também deve estar ciente que não é preciso mudar seu jeito e personalidade para alcançá-los.

O coaching é um processo de autodescobrimento de perfil, de pontos fortes e frágeis e de comportamentos.

Esse entendimento de si próprio juntamente com suas habilidades e competências que irá contribuir para o sucesso.

Leia Mais em: Categoria: Viver de Coaching


Marcio Symay
Marcio Sumay

Master Coach de Sucesso | Fundador da Rede Brasileira de Coaching

 


Gostou das dicas?

Envie para um amigo ou conhecido que esteja precisando também e compartilhe nas redes sociais!

Sobre RBC Coaching

Veja também

Profissional de Coaching: 10 Erros Fatais ao Tentar Buscar Clientes

O profissional de Coaching é muito buscado atualmente para transformação da vida de muitas pessoas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super