Home :: Coaching de Carreira :: Como Ser um Bom Líder: Dicas Incríveis para você ter Sucesso e Aumentar os seus Resultados

Como Ser um Bom Líder: Dicas Incríveis para você ter Sucesso e Aumentar os seus Resultados

como ser um bom líder
Aprenda a ser um bom líder– Infográfico por SBCoaching (www.sbcoaching.com.br/)

Hoje quero falar diretamente com você que realmente quer saber, [headline style=”4″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]Como ser um Bom Líder , ter Sucesso e Aumentar seus Resultados[/headline]

Um fato muito simples que temos que levar em conta quando somos líderes é:

Precisamos Gerar Resultados Favoráveis para Empresa que Trabalhamos

Isso faz com que a equipe do liderado, fique mais engajada e motivada, facilitando o controle de suas atividades e consecutivamente gerando mais resultados para si mesmo e para empresa. (assim todos ficam felizes).

Bom, essa foi a dica de ouro e não atoa foi a primeira. Tem mais vá em frente!

Mas precisamos saber a origem, afinal um pouco de autoconhecimento não faz mal a ninguém, principalmente para os líderes.

Então vamos conhecer os Tipos de Líderes que existem atualmente. (provavelmente, você se enquadrará em algum deles ou em mais de um. Se não se encontrar aí, nos contate que precisaremos conversar sobre isso)!

> Vamos lá….

 

como ser um bom líder
Tipos de Líder – Infográfico por SBCoaching (www.sbcoaching.com.br/)

É claro que rotular pessoas é muito difícil, mas estes dados foram retirados de uma pesquisa minuciosa feita com empresas que possuem muitos líderes em seu quadro de colaboradores.

como ser um bom líder
Tipos de Líder – Infográfico por SBCoaching (www.sbcoaching.com.br/)

[headline style=”4″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]O Líder Carismático[/headline]

Esse talvez seja o mais legal, geralmente ele é encontrado em empresas mais modernas e tem idade mais jovem ( mas existem pessoas mais velhas com esse perfil). 

  • Este líder tem como principais características, Motivar seus Liderados e Inspirar Confiança neles. Por meio de uma visão estratégica ele procura sempre aperfeiçoar a equipe, custe isso o que custar.

O próximo da lista é:

[headline style=”4″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]O Líder Emocionalmente Inteligente[/headline]

Super controlado este perfil líder não mistura as coisas. Mesmo que algo não vai bem em casa ele sabe separar vida pessoal de vida profissional sem deixar que isso interfira em sua equipe e em seu trabalho. Suas características são:

  • Saber lidar com suas próprias emoções e relacionar-se bem com seus liderados, além de exercer uma influência muito positiva sobre eles!

Seguindo o jogo vem:

[headline style=”4″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]O Líder Cuidadoso[/headline]

Esse cuida do que é dele e de sua equipe, sempre ouvinte e observador esse perfil de líder busca a excelência através da cooperação entre líder e liderados. Como principais atitudes destaca-se:

  • A exigência e a Observação. Ele analisa e escuta todos os liderados da equipe com objetivo de melhorar a todo tempo seus resultados e de sua equipe.

O próximo da lista:

[headline style=”4″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]O Líder Narcisista[/headline]

Ha, este sim, ninguém quer ter como líder (a não ser o dono da empresa. (rs) que ele não nos ouça). Este perfil passa ser como o mal necessário pois ele tem princípios muito bem desenhados e decididos e isso pode ser um fator que dificulta seu relacionamento com a equipe, principalmente nos tempos de hoje, onde a cooperação é a chave do sucesso! Mas calma ele tem pontos positivos interessantes veja:

  • O Líder narcisista geralmente é orgulhoso e tem um gênio bem difícil de lidar. Mas ele tem uma visão objetiva e definida e isso favorece para o crescimento além de ser muito produtivo em momentos de crise. (acredite, há empresas que precisam deste líder!).

O próximo todo mundo precisa, mas poucos querem arriscar:

[headline style=”4″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]O Líder Determinado[/headline]

Este coloca todo mundo em risco, ele é aquele cara que gosta de se arriscar, ele também é conhecido como aventureiro e isso causa um certo tremor na diretoria, no juridico e principalmente nos concorrentes, por isso todos precisam, mas poucos se arriscam em tê-los no comando das equipes. Como habilidades eles destacam:

  • A capacidade de mesmo com poucas informações tomar decisões determinadas e na maioria das vezes certeiras. (eu disse, maioria). Muitas a vezes a equipe deste perfil imprime uma cópia do líder, pois ele quer que sua equipe não tenha medo de arriscar e testar as opções disponíveis. Esse tipo de líder comanda departamentos que são feitos para como por exemplo o Growth Hacking.

Esse a equipe Amaaaaa 💚 , e os CEOs nem tanto…

[headline style=”4″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]O Líder Contagiante[/headline]

Ele tem como principal habilidade a motivação ele trabalha isso todo momento, quando alguém fecha um negócio, ou conclui uma tarefa importante, ele faz com que toda equipe aplauda, jogue confetes e parabenize o autor da feito. Ele é importante na empresa, mas, corre sérios riscos da equipe confundir seu perfil como de amigão e passar a não respeita-lo mais como líder (por isso os CEOs ficam receosos com este líder). É preciso que o líder com este perfil assuma seu papel de autoridade, sem perder a confiança da sua equipe. (Mas este é o mais legal, eu acho). Como principais pontos fortes:

  • Ele influencia a postura de toda equipe com suas decisões e contagia o grupo todo com a sua motivação, sem esquecer a transparência e a firmeza.

A lista segue…. Continua aê!!!!

Esse aqui todo mundo quer levar pra casa:

[headline style=”4″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]O Líder Contador de Histórias[/headline]

Ele lembra muito os avós, em geral eles são mais antigos e com muiittta experiência. As reuniões com esses líderes chegam a durar períodos inteiros, pois eles usam sua experiência como principal fator para tomar decisões e passar isso para sua equipe. A principal força deste líder é:

  • Usa toda sua experiência e histórias verdadeiras, muitas vezes vividas por ele mesmo, para transmitir valores e despertar as emoções certas nos liderados.

O Último e mais importante de todos: (pelo menos eu acho)

[headline style=”4″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]O Líder Investidor[/headline]

Imagino que este líder todos precisam ser, esse perfil deve ser regra para todos os líderes da empresa. Ele tem como principal objetivo o ganha-ganha, ou seja, todos ganham se todos trabalharem juntos e com excelência. Ele tem a capacidade de enxergar talentos que outros perfis não tem e isso faz com que ele seja necessário nas empresas, pois ele não tem só a capacidade de reconhecer talentos mas a capacidade de reter esses talentos para a empresa. Os CEOs e empresários amam esse cara porque ele traz RESULTADO pra empresa e assim consegue créditos para investir mais e melhor em sua equipe. Como habilidades ele traz:

A Capacidade de Identificar e Investir nos talentos de cada um da equipe garantindo o crescimento de todos juntos, inclusive o seu e o da empresa.

Na minha opinião esse perfil de líder é o mais cotado para ser o sucessor da presidência de uma empresa.

Está gostando? Tem mais aqui embaixo!!!

O próximo passo da nossa lista é: [headline style=”1″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]Como ser um Líder[/headline]

Ou, em outras palavras: Como DEVE ser um Líder!

como ser um bom líder
Como ser um Líder – Infográfico por SBCoaching (www.sbcoaching.com.br/)

Algumas características diferenciam um líder de um bom líder e sua capacidade de liderar com excelência e ter uma equipe de alto padrão, invejada por muitos concorrentes!

como ser um bom líder
Como ser um Líder – Infográfico por SBCoaching (www.sbcoaching.com.br/)

As principais habilidade um bom líder devem ser:

> Humildade

Além de ensinar o líder precisa aprender com os outros e reconhecer os méritos de toda a equipe.

> Integridade

O líder precisa ser comprometido com o trabalho e agir  de forma ética.

> Esforçado

É necessário manter-se bem informado e disposto a ajudar  a equipe  nos momentos difíceis.

> Responsável

A função do bom líder é fazer escolhas e assumir responsabilidades por elas, sobre tudo em situações de incerteza.

> Persistente

O líder tem que fazer o possível para alcaçar os objetivos, fazendo-se flexível e aberto a novas ideias.

Na sequencia das nossas dicas tem: [headline style=”1″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]Quais são os Benefícios de ser Líder[/headline]

como ser um bom líder
Benefícios da Liderança – Infográfico por SBCoaching (www.sbcoaching.com.br/)

Como conversamos sempre com coaches de liderança nós identificamos que muitas pessoas tem medo de serem líderes, simplesmente pelo fato de não saberem quais são os benefícios dessa posição.

Vamos começar com 2:

[headline style=”1″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]O CRESCIMENTO[/headline]

como ser um bom líder
Benefícios da Liderança – Infográfico por SBCoaching (www.sbcoaching.com.br/)

Todo líder tem como beneficio o crescimento e isso não é conquistado com o tempo, é um benefício que todos os líderes possuem simplesmente por serem líderes. As responsabilidades que eles possuem já dão o direito ao crescimento.

“Quanto mais responsabilidades, mais aprendizado”

[headline style=”1″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]A UTILIDADE[/headline]

Todo líder é útil e isso é o que mais me fascina nessa posição. A liderança permite que você seja uma autoridade ante aos liderados e isso é extremamente interessante, pois coloca você em uma posição de referência gerando a necessidade de ser consultado sempre que uma ação for tomada, isso favorece aos liderados a capacidade de evoluir e crescer tornando-te útil para eles.

“Ajudar as pessoas a alcançar seu potencial máximo é muito gratificante”

Mais 2:

[headline style=”1″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]A SUPERAÇÃO[/headline]

infografico-aprenda-ser-lider08
Benefícios da Liderança – Infográfico por SBCoaching (www.sbcoaching.com.br/)

Pelo fato de todos líderes terem metas e objetivos claros e definidos, eles precisam fica com a faca nos dentes (literalmente) todo tempo pra conseguir chegar lá, e isso, faz que dia após dia ele se supere em alguma coisa, em alguma meta, em algum objetivo, no planejamento da empresa enfim, em tudo. A superação caminha do lado do líder todo o tempo.

“Atingir metas desafiadoras ajuda na motivação do líder e de todo o time”

[headline style=”1″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]O CURRÍCULO[/headline]

Todo mundo quer ter um currículo invejável e com qualificações que o outro não tenha. Se pensarmos que o currículo é a menina dos olhos de quem trabalha, não é diferente com o líder. Quanto mais o líder agrega experiência em sua função, mais ele agrega melhorias em seu currículo e isso lá na frente faz toda a diferença em uma recolocação por exemplo.

“Trabalhos como Líder são um destaque a mais para o currículo”

Últimos 2 (dessa fase, pois tem mais por vir lá em baixo):

[headline style=”1″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]O FINANCEIRO[/headline]

infografico-aprenda-ser-lider09
Benefícios da Liderança – Infográfico por SBCoaching (www.sbcoaching.com.br/)

Esse enche os olhos de todo mundo né, afinal, quem não quer ganhar bem? Pois bem, o líder pode se vangloriar dessa parte. Com trabalho e resultado o líder pode chegar a ter ganhos incalculáveis, dependente apenas do fruto de seu bom trabalho. O bem-estar financeiro esta totalmente ligado aos resultados que o líder gera, são como uma consequência real de seu trabalho. É garantido? Nas empresas sérias sim, pois todos os líderes devem cumprir suas metas e se não o fizessem com maestria não estariam ali naquela posição.

“Com a responsabilidade maior, a remuneração deve ser mais elevada”

[headline style=”1″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]A SATISFAÇÃO[/headline]

Ha esta sim, não tem preço! Ela deve estar presente em qualquer lugar, seja líder ou não ela tem que estar ali. Mas no líder ela é a locomotiva, é ela quem puxa os vagões quando a motivação não funciona, quando o trilho esta torto, quando o caminho parece estar chegando ao fim. A satisfação, faz parte do líder e o líder faz parte dela.

“É extremamente motivador ver que sua equipe alcança bons resultados e está bem preparada”

Seguindo as dicas temos: [headline style=”1″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]Como Resolver Conflitos[/headline]

 

infografico-aprenda-ser-lider10
Como Resolver Conflitos – Infográfico por SBCoaching (www.sbcoaching.com.br/)

Nem tudo são flores amigão… As vezes temos que passar por essa situação e isso vai acontecer com você sem dúvida.

A mais temida situação das empresas e dos líderes é Como Resolver Conflitos em sua equipe. Se você não tomar nenhuma atitude quando esses conflitos aparecerem, acredite, eles serão a sua ruína, a ruína da sua equipe e nos piores casos a ruína da empresa. Não é atoa que todas as empresas precisam dos Recursos Humanos, lá existe profissionais que são especialistas nesse tipo de problema, eles são especialistas em humanos e conseguem ajudar muito os líderes com esse problema.

Mas existem algumas atitudes que pessoal do RH nos ajudou que podemos passar para você:

[headline style=”1″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]PREPARE-SE[/headline]

Esteja preparado para mediar situações problemáticas. Antecipe-se ao problema, simule situações com sua equipe e veja se consegue manter o controle da situação.

infografico-aprenda-ser-lider11[headline style=”1″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]> ATENTE-SE[/headline]

Fique sempre alerta para identificar se há algo de errado com sua equipe. “Panelinhas” e “Murmurinhos” nos corredores e momentos de café dão um ótimo sinal quando há algum problema. Não hesite em ter na sua equipe alguém que você possa confiar e pedir informações sobre o que esta acontecendo nesses ambientes.

[headline style=”1″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]> NÃO EXPONHA[/headline]

Jamais em nenhuma hipótese exponha seu liderado, quando perceber essa situação, isso evita constrangimentos. A atitude mais certa a tomar nesse caso é uma conversa em particular para entender o que está acontecendo.

[headline style=”1″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]> CONVERSE[/headline]

Ter a sua equipe alinhada está totalmente ligada ao dialogo, isso faz com que situações mencionadas acima não aconteçam, pois todos confiam em todos e tem total liberdade para esclarecer qualquer assunto a qualquer momento.
[headline style=”1″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]> OUÇA[/headline]

Como disse anteriormente, ouvir é uma habilidade indispensável no líder, em casos de conflitos então nem se fala. É importante ouvir todas as partes para entender o que levou aquela situação e assim fazer o plano ação necessário para resolve-la e voltar tudo ao normal.

[headline style=”1″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]> DISPONHA-SE[/headline]

Em muitas situações como essas, o problema não foi gerado na equipe ele parte de uma situação em que o liderado está passando em casa com a família, casos de doenças, preocupações financeiras entre várias outras faz com que ele leve isso para a empresa e acabe contaminando o ambiente de trabalho. O seu papel neste momento é escutar o que ele tem a dizer e colocar-se a disposição para tentar solucionar esses problemas. Utilize a empresa como forma de solução, agindo assim você cria em seu liderado uma percepção de valor e ativa um gatilho mental chamado reciprocidade. Ele vai querer retribuir a ajuda da empresa, trabalhando com mais vontade e nunca mais vai querer sair dali.

Haaaa, valew pessoal do RH por ajudar a gente nos conflitos!!!!!

Por fim: [headline style=”1″ font_size=”16″ align=”left” headline_tag=”h2″]Os Conselhos dos mestres[/headline]

infografico-aprenda-ser-lider12

Liderar é para poucos, liderar com excelencia e exatidão então nem se fala….

Seguindo os conselhos a seguir e praticando tudo o que você já leu aqui, você vai com certeza Ser um Bom Líder, ter Sucesso e Aumentar seus Resultados!!!

Lá Vai…

1- Respeite seus colegas de Trabalhos

2- Use listas e Anotações para Organizar melhor o Tempo (esse cara pode te ajudar)

3- Aprenda a Ouvir Mais

4- Trabalhe em Grupo

5- Seja Flexível. O líder deve saber agira de várias maneiras

6- Saiba escolher os membros da sua equipe.

O que podemos resumir depois de tudo isso é que, agora você está muito mais preparado para liderar com excelencia e aptidão.

Ha, sabe esses desenhos malucos que eu coloquei nesse post? Você pode (DEVE) fazer o download dele NESTE LINK> e colar na parede da sua empresa, escritório, casa, quarto, apartamento enfim, um lugar onde você consiga vê-lo todos os dias ok?

No mais fico por aqui hoje e nos vemos em breve!

Grande Abraço….

infografico-aprenda-ser-lider14

Sobre RBC Coaching

Veja também

Profissional de Coaching: 10 Erros Fatais ao Tentar Buscar Clientes

O profissional de Coaching é muito buscado atualmente para transformação da vida de muitas pessoas, …

3 Comentários

  1. Artigos fantástico, riquíssimo e importa te, parabéns!!!

  2. Eu acredito que para ser lider o sucesso esteja ao alcance de quase todos. Entretanto, acredito também que o sucesso pessoal sem a capacidade de liderança produz apenas eficácia limitada. O impacto causado por uma pessoa é apenas uma fração daquilo que poderia ser se tivesse uma boa liderança. Quanto mais alto quiser subir, maior será sua necessidade de liderar. Quanto maior o impacto que quiser causar, mais influencia precisará ter. Tudo o que você realiza está restrito a sua capacidade de liderança.

    Para complementar o artigo acima.

    http://iapeb.com.br/saiba-como-ser-lider-de-sucesso/

    Espero ter ajudado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super